PPGEP-SO Divulga#1 Destaques do Quadriênio

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Campus Sorocaba da UFSCar (PPGEP-So) tem o prazer de divulgar os alunos premiados como destaques do quadriênio 2017-2020:

O egresso Alessandro Firmino teve sua dissertação indicada como uma das melhores desenvolvidas no quadriênio. O discente defendeu seu trabalho "Green manufacturing: avaliação do ciclo de vida de processos de usinagem e tubos de alumínio" em julho de 2020 sob a orientação dos professores Dr. Diogo Silva e Dr. José Augusto de Oliveira. Atualmente atua na Assessoria de Planejamento Industrial do Centro Industrial Nuclear de Aramar, vinculado ao Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo.

Sua pesquisa classificou os seguintes impactos:

Impacto educacional. Descrição: Proposta de um modelo inovador no sentido de como se avaliar e melhorar processos de manufatura sob a perspectiva da Green Manufacturing.

Impacto econômico. Descrição: Aumento da produtividade e da ecoeficiência do centro de usinagem estudado em, respectivamente, 20% e 12,40%.

Segue abaixo o link com o perfil do egresso com suas publicações na SCOPUS e um breve relato sobre a importância de sua formação no programa:

Perfil do egresso na Scopus:

https://www-scopus.ez31.periodicos.capes.gov.br/authid/detail.uri?authorId=57216932464 (link externo)

Relato:

“O conteúdo absorvido ao longo do curso permitiu a implementação de novos conceitos e práticas voltados à sustentabilidade em processos de manufatura dentro da indústria.

Os resultados obtidos nos estudos de caso utilizados para o desenvolvimento da dissertação evidenciaram na prática os benefícios ambientais possíveis de serem obtidos por meio da aplicação de métodos ambientalmente mais sustentáveis durante a realização dos processos de manufatura de produtos. Em razão do momento ambiental em que vivemos, ações com esta finalidade tornam-se mandatórias e indispensáveis.

Ainda, o alcance de melhorias nos resultados obtidos indiretamente, considerando-se as métricas tradicionalmente consideradas na engenharia de produção, voltadas a maior produtividade e menores custos de produção, tende a gerar uma adesão ao tema cada vez maior dentro das organizações. Como evidência dessa potencial adesão, destaca-se o interesse pela ampliação da aplicação do mesmo conceito em outros postos de trabalho dentro da empresa em que foram desenvolvidos os estudos de caso utilizados na dissertação.

A divulgação destes resultados e dos benefícios atrelados a eles deverão tornar a movimentação da indústria nessa direção um caminho natural, cabendo a nós a missão de difundir essas informações de qualidade tanto no meio acadêmico quanto no meio industrial.”